curso 1

VOCIS MOTUS

A voz falada e a voz cantada - viver fisicamente o som

com Sabine Uitz (Centro Artistico VIA ROSSE/Itália)

1 – 7 setembro 2019

Curso para atores, bailarinos e músicos, e também para aqueles que querem explorar as possibilidades do trabalho energético com a voz e a música.

PROGRAMA

O curso é uma profunda introdução aos princípios de VOCIS MOTUS. Trata-se de um intenso percurso de exploração da voz “em movimento”, usando o trabalho com a música, os soms e o texto como elementos fundamentais. Procuraremos desenvolver musicalidade e escuta no trabalho, individualmente e em grupo com a voz falada e cantada, utilizando também música externa.

Teremos como foco:

  • respiração e "musculação" da voz

  • preparação física

  • a sonoridade, ressonadores e consonadores

  • a extensão da voz, as qualidades de voz, o colocamento e a definição do som -

  • estimulação física: o corpo - memória e suas vozes

  • a improvisação vocal

  • a canção e o texto como meios de exploração vocal

  • o texto como ação (desmontagem e remontagem do texto)

  • o texto e o desenvolvimento de uma estrutura musical

  • a improvisação do movimento e da voz, a escuta física

  • o canto polifônico

  • a música externa como estímulo para o trabalho com a voz

  • a pesquisa sobre os ecos físicos e vocais, posições e ações

  • sequências individuais e grupais do movimento e a voz

  • sequências individuais e grupais das ações e a voz cantada e falada

Vamos trabalhar a partir de 7 até 8 horas por dia, somando um mínimo total de 35 horas.

O grupo de trabalho será pequeno. No curso se fala também português.

 INFORMAÇÕES

QUANDO “VOCIS MOTUS”:

Dia de chegada dos participantes: 1 de setembro 2019 tarde/noite

Dia de partida dos participantes: 7 de setembro (final curso 6 de setembro).

 

 

curso 2

VOCIS PROJECT

desenvolvimento de um projeto artístico próprio a partir dos princípios de VOCIS MOTUS

com Sabine Uitz (Centro Artistico VIA ROSSE/Itália)

8 14 setembro 2019

Este curso propõe o desenvolvimento dos projetos artísticos de cada participante, através da exploração dos princípios da VOCIS MOTUS. Não se trata de uma direção, mas de um estímulo criativo para a aproximação artística a um tema. Vocis Motus visa oferecer a ferramenta para uma pesquisa ampliada. Os projetos podem vir de diferentes áreas artísticas.

Como se define o projeto artístico?

Pode ser um projeto de um espetáculo ou apenas uma cena, a ideia para um personagem, uma leitura, um hapenning, um projeto de dança ou um projeto musical, dentre outras possibilidades.  

Vamos trabalhar entre 7 e 8 horas por dia, somando um mínimo total de 35 horas. O grupo de trabalho será pequeno. Parte do dia será dedicada ao treinamento com Vocis Motus, parte ao trabalho de orientação individual a cada projeto artístico.  Os pontos do trabalho de VOCIS MOTUS podem ser encontradas na descrição do curso em julho.

Os participantes que já parteciparam a um curso de VOCIS MOTUS no Brasil ou na Itália são preferidos na seleção dos partecipantes. No curso se fala também português.



INFORMAÇÕES

QUANDO VOCIS PROJECT

Dia de chegada dos participantes: 8 de setembro tarde/noite

Dia de partida dos participante: 14 de setembro (final curso 13 de setembro).

 



 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEDE DO CENTRO ARTISTICO VIA ROSSE “CASA VALLE STURARA”

A casa “Valle Sturara” é uma antiga casa agrícola reestruturada que está localizada em Sant'Urbano, um pequeno povoado na vizinhança de Veneza (70km), Pádua (40 km) e de Ferrara (40 km), no norte da Itália. Ela tem vários quartos que podem acomodar os participantes dos cursos e uma sala de trabalho, localizada na frente da casa. A estrutura dispõe também de um jardim para trabalhar e relaxar.



Currículo VIA ROSSE e SABINE UITZ

A atriz e diretora austríaca Sabine Uitz fundou o “Centro de Produzione Teatrale VIA ROSSE” em 1996, com o ator e diretor argentino Norberto Presta, na região do Veneto, na Itália.

O VIA ROSSE é um ponto de referência para a produção de espetáculos, pesquisa teatral, atividades pedagógicas, encontros e festivais. Uma ponte entre culturas, continentes e países, entre artistas de teatro e de outras áreas.

São muitos os grupos e associações, com os quais colaborou na Europa e na América Latina. No Brasil, dentre eles: LUME (Campinas) e SALA CRISANTEMPO (São Paolo).

Desde 1989 Sabine dirigiu uma série de espetáculos na Alemanha, na Argentina e na Itália. Com “VIA ROSSE” leva as suas produções e a sua atividade pedagógica para vários países, entre os quais França, Itália, Alemanha, Republica Serbia, Republica Tcheca, Estados Unidos e Argentina.

No Brasil, a atriz e diretora participa de intercâmbios com outros grupos de teatro e de muitos festivais internacionais, como: FESTIVAL DE SAO JOSE DE RIO PRETO, FEVERESTIVAL CAMPINAS, MOSTRA INTERNACIONAL DE ITAJAI, FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO CORPO (Goiania), FESTIVAL DE CULTURA E AGROECOLOGIA (Sacramento).

Desde 2002, organizou encontros pedagogicos internacionais na sua sede entre os quais o encontro ítalo-brasileiro S CENA1(2007), VOCIS VOCALIS (2008) e VOCIS MOTUS (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2016, 2018).

Na sua atividade pedagógica tenta formar um ator-criador, concentrando-se no tema da presença e da organicidade do “performer” na cena. Na sua atual pesquisa dedica-se ao estudo da voz e da música, tentando agregar ao trabalho teatral, a musicalidade como principio de base.

________________________________________________________________________